quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A economia durante o Império.

No início do século XIX (1808) a família real portuguesa foi obrigada a sair de Portugal, por causa de um desentendimento com Napoleão Bonaparte, que mandou um exérito invadir Portugal.



Dessa forma, D. João, príncipe-regente português, instalou uma corte na cidade do
Rio de Janeiro.



D. João tomou uma série de medidas, que beneficiaram o Brasil: abriu portos brasileiros, criou as nações unidas, permitiu a entrada de fábricas, fundou o Banco do Brasil, etc. Mas a mais importente foi a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarve. Então o Brasil tornou-se um mesmo reino que Portugal, e o Brasil deixou de ser colônio do próprio Portugal.



Em 1822, D. Pedro (filho de D. João VI, que já havia retornado a Portugal) proclamou a Idependencia do Brasil, começando do período monárquio, que se estendeu até 1889.



A economia brasileirado século XIX continuou se apoiando na mão-de-obra escrava e na grande fazenda que se cultivava produtos para serem vendidos no exterior. No Nordeste cultivavam-se a cana-de-açúcar e o algodão; na Bahia o fumo e o cacau; no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, se plantavam o café, que ia se transformar, em nosso principal produto de exportação.



Na Amazônia,a atividade de extrativa da borracha ganhou grande impulso em face da procura pelas indústrias automobilísticas dos Estados Unidos (USA).



As atividades pecuárias do estado de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul,continuavam em expansão.



Uma importante mudança na economia brasileira foi o proibimento do tráfico negreiro em 1850. Os traficantes forma obrigados a investir seu dinheiro em outros setores, como nos bancos.



A primeria ferrovia brasileira foi construída pelo Barão de Mauá em 1852, interligando a praia da Estrela, a Baía de Guanabara, ao pé da serra de Petrópolis. A segunda ferrovia ligava a cidade de Recife ao então famoso Rio São Francisco e foi inaugurada em 1858. Neste mesmo ano inaugurava-se a Estrada de Ferro D. Pedro II com 48 quilômetros de extensidade. Em 1877, as duas cidades mais importates do final do século XIX (São Paulo e Rio de Janeiro), já estvam interligadas pela estrada de ferro.





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