quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O início da industrialização.

Os historiadores relacionam o aumento da exportação e da produção do café, entre o fim do século XIX e o começo do século XX, com o crescimento das indústrias e das cidades. Nesse momento os fazendeiros, produtores de café, donos de banco, investiram seu dinheiro em indústrias; pessoas ricas que trabalhavam na exportação do café investiram mais no setor fabril.




Nesses primórdios da industrialização, a maior parte das fábricas era de alimentos, vestimentas e tecidos em geral; Havia poucas indústrias metalúrgicas e mecânicas, pois máquinas e equipamentoscontinuavam sendo importados.



No início do século XX, o maior centro de industrialização era o Rio de Janeiro, mais com uma virada, São Paulo passou a manter na liderança com faz até hoje, mantendo a região Sudeste a região mais importante do Brasil. Outros centros industrializadores que se destacavam-se também naquele tempo era os estados de Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A medida que aumentava o número de indústrias, a população cada vez mais aumentava. Grande parte do operariado era constituída de imigrantes. Com a abolição dos escravos, mais imigrantes chegavam no locavam e procuravam logo se acomodar nas lavouras de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário